Escola do Legislativo de Pouso Alegre leva cidadania às crianças
24/09/2025
(Foto: Reprodução) Escola do Legislativo de Pouso Alegre leva cidadania às crianças – Crédito: Divulgação
A Câmara Municipal de Pouso Alegre, por meio da Escola do Legislativo (ELPA) e da TV Câmara, tem papel de destaque no novo livro da Coleção em Miúdos, lançado na última semana. Nessa publicação, intitulada Agenda 2030 em Miúdos, a participação local foi significativa: a produção do conteúdo multimídia é um projeto da jornalista e diretora da ELPA, Manu Barretto, em parceria com a autora da Coleção em Miúdos, Madu Macedo, com produção da TV Câmara Pouso Alegre.
A acessibilidade é o ponto forte do projeto, que foi totalmente interpretado em Libras a partir do trabalho do especialista Jadson Nunes, da Câmara de Itapevi (SP), ampliando o alcance da obra e fortalecendo sua divulgação em todo o país.
O livro ilustrado apresenta, de maneira leve e divertida, os compromissos globais firmados pela ONU e 193 países, que buscam enfrentar desafios como pobreza, desigualdade, mudanças climáticas e acesso à educação e saúde. Assim, a Coleção segue cumprindo sua missão de aproximar temas legislativos e de cidadania de crianças e adolescentes em todo o Brasil.
O livro ilustrado apresenta, de maneira leve e divertida, os compromissos globais firmados pela ONU e 193 países – Crédito: Divulgação
Assim como os demais títulos da Coleção, a Agenda 2030 em Miúdos nasce de uma parceria entre a autora Madu Macedo, o Senado Federal, responsável pelas ilustrações, publicação e distribuição nacional, a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) e a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Pouso Alegre. O lançamento ocorreu durante o 3º Encontro das Escolas do Legislativo e dos Tribunais de Contas do Norte, promovido pela ABEL. A divulgação ganhou ainda mais destaque por acontecer na região que, em novembro, receberá a COP 30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025, no Pará.
O material chega para complementar a Coleção em Miúdos, fortalecendo a formação cidadã de estudantes em todos os municípios do Brasil. Segundo a autora da Coleção, Madu Macedo, a nova obra cumpre um papel fundamental.
“A Agenda 2030 em Miúdos nasce para dizer às nossas crianças e adolescentes que o futuro também está em suas mãos. Pequenos olhares que aprendem hoje podem gerar grandes mudanças amanhã.”
O material chega para complementar a Coleção em Miúdos – Crédito: Divulgação
O presidente da ELPA, vereador Leandro Morais, reforçou a parceria contínua e a importância da participação local nesta edição.
“A Coleção em Miúdos é parte do dia a dia da nossa Escola. Temos orgulho de contribuir com a revisão e, especialmente nesta edição, de ampliar o alcance da obra por meio da TV Câmara, com a produção dos conteúdos multimídia que aproximam ainda mais a cidadania do público infantojuvenil”, afirma.
Na sequência, o presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Edson, destacou a importância do projeto para a formação cidadã.
“Participar dessa iniciativa é fortalecer a educação legislativa em nosso município e no Brasil. Quando aproximamos crianças e adolescentes de temas globais como a Agenda 2030, mostramos que o futuro da democracia também depende da participação das novas gerações”, afirmou.
O presidente da ABEL, Roberto Lamari, também falou sobre o impacto da nova edição.
“Este volume reafirma nosso compromisso com uma educação legislativa inclusiva e acessível, aproximando crianças e jovens dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio de uma linguagem lúdica e cidadã”.
Já a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, destacou a importância da obra como instrumento de transformação.
“Que este livro sirva como ferramenta de aprendizado, mas também de esperança. Ao levar os ODS em Miúdos às salas de aula e aos lares brasileiros, o Senado reafirma sua crença no poder da juventude e no valor da democracia para a construção de um futuro melhor para todos.”
O lançamento da nova edição também reforça o compromisso da Escola do Legislativo de Pouso Alegre em ampliar o acesso à educação legislativa e à formação cidadã. A proposta é aproximar crianças e adolescentes de valores como sustentabilidade, cidadania e responsabilidade social, mostrando que todos podem contribuir para um futuro melhor.