Gincana do Saber dos Miúdos mobiliza 23 escolas em Pouso Alegre
24/09/2025
(Foto: Reprodução) Gincana do Saber dos Miúdos mobiliza 23 escolas em Pouso Alegre – Crédito: Divulgação
De 22 a 26 de setembro, Pouso Alegre será palco de mais uma grande celebração de cidadania e aprendizado: a Gincana do Saber dos Miúdos. Ao todo, 23 escolas públicas e privadas participam da Etapa Classificatória, cada uma representada por três alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I.
Durante todo o ano letivo, mais de 1.300 estudantes mergulham em conteúdos produzidos pela autora Madu Macedo e publicados em parceria com a Câmara Municipal de Pouso Alegre, o Senado Federal e a ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas). O material de estudo inclui a Cartilha de Atividades, os vídeos do projeto Sementes do Amanhã e a obra Constituição em Miúdos I. E desses, três alunos são escolhidos por suas escolas para representá-las na fase classificatória da Gincana do Saber.
Mais do que uma competição, a Gincana valoriza o conhecimento como o verdadeiro prêmio. A proposta é despertar nos alunos o interesse pelo papel da cidadania, pelo trabalho em equipe e pelo respeito mútuo, mostrando que todos podem ser vencedores quando aprendem juntos.
Segundo o presidente da Escola do Legislativo de Pouso Alegre (ELPA), vereador Leandro Morais, a iniciativa conecta as novas gerações a temas globais.
“A Gincana do Saber Miúdos é inspirada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e busca aproximar nossas crianças de valores como democracia, solidariedade e consciência social. É um investimento na formação cidadã desde cedo”.
O presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, vereador Edson, também destacou a importância da ação.
“Quando a Câmara se abre para as escolas e para as crianças, estamos formando cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. A Gincana do Saber mostra que o aprendizado vai muito além da sala de aula e que o Legislativo pode ser parceiro direto na educação e na construção da cidadania”, afirmou.
Ao final da Etapa Classificatória, cinco escolas serão selecionadas para disputar a grande final, que promete ainda mais emoção e engajamento.
A comunidade também está convidada a participar dessa festa do saber. Além das torcidas de familiares, professores e colegas de escola terão lugar especial no evento, vibrando junto com os estudantes e reforçando a ideia de que o importante da Gincana é o aprendizado coletivo, não apenas a conquista de troféus.